Berçário Edição Especial - Lições Bíblicas CPAD

Berçário Manual 47 e mamães assistam tranquilamente a aula em suas classes. Muita gente pensa que os pequeninos ficam fazendo ‘desenhinho’, brin- cando e tomando ‘lanchinho’. É claro que estas atividades também fazem parte de sua aula, mas o objetivo do trabalho realizado por seus professores vai muito além, e é muito mais elevado: o professor ocupa-se de ganhá-los para Cristo, e edificá-los na Palavra de Deus, preparando-os para uma vida de serviço ao Senhor” (Marta Doreto). • É hora de conversarmos sobre sua turminha “A criança do berçário ainda não tem controle de sua motricidade, por isso não se pode esperar muito de seus trabalhos manuais; nemé possível variá-los como gostaríamos. Não espere que ela pinte dentro das linhas, nem se desaponte se ela cobrir de rabiscos a bela gravura que você lhe deu. É omelhor que ela pode fazer, e ao professor cabe estimulá-la, elogiando o trabalho. Quando der uma folha em branco e mandar que faça um desenho, pergunte antes o que é que ela dese- nhou, para depois elogiar. Assim, além de evitar que você chame de árvore o cachorro que ela fez, estarádandoà criançaaoportunidade de traduzir em palavras o que já expressou em desenho. Como você já deve ter notado, nem todas as crianças conhecem as cores pelos nomes, mas já têm preferências, e devemos permitir-lhes es- colher. Procure mencionar a cor de cada giz de cera que o aluno pegar na caixa. ‘Você escolheu o azul, Pedrinho?’ ‘Estou vendo que você pegou o amarelo, Ana Clara’” (Marta Doreto). • É hora de louvar a Deus A música na Educação Infantil poderá ser ministrada através das histórias, tornando-se um recurso atrativo e precioso. Segundo Brito, “contar histórias pode ser uma atividade mais rica e envolvente se utilizarmos a voz, o corpo ou outros objetos para ilustrar sonoramente a narrativa. É o caso, por exemplo, de imitar o ranger de uma porta, o canto do galo, o trote dos cavalos, uma pedra caindo na água, o rugido de um leão, etc.” • É hora de aprender o versículo “É o Senhor quem dá sabedoria...” Provérbios 2.6 Fale devagarzinho o versículo a cada bebê. Depois diga: “Papai do céu quer dar sabedoria ao ... (nome do aluno).” Leve as crianças de 1 e 2 anos para o cantinho do versículo. Repita o versículo bem devagarzinho e depois diga: Vamos ver quantas coisas vocês já sabem fazer? Vamos ver quemsabepular numsó pé. Mande-os pular como pé direito, depois com esquerdo. Pular com os dois pés para a frente. Depois para trás. Estalar os dedos. Fazer deter- minados ruídos coma língua. Marchar. Fingir que empinam uma pipa. Mostre entusiasmo a cada coisaque eles fizerem. Repita sempre: Como você é inteligente! Veja quantas coisas você é capaz de fazer! Queméque lhedá inteligênciae sabedoria? Istomesmo, a nossa inteligência e sabedoria são presentes do Papai do céu.

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